Dois novos casos suspeitos de coronavírus. Resultados dos testes estarão prontos em cinco horas
Análises rápidas para despistar a presença do novo agente infeccioso são asseguradas pelos peritos do Instituto Ricardo Jorge
Análises rápidas para despistar a presença do novo agente infeccioso são asseguradas pelos peritos do Instituto Ricardo Jorge
Jornalista
Os resultados das análises feitas aos dois casos suspeitos de estarem infetados com o novo coronavírus vão demorar cinco horas a ficarem disponíveis. Esse é o tempo, mais rápido, dos testes feitos pelos peritos do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, o laboratório de referência para as emergências de saúde pública no país.
As análises são iniciadas assim que as amostras dos dois cidadãos, um homem e uma mulher vindos da China, deem entrada no laboratório. Segundo apurou o Expresso, o material biológico do homem hospitalizado no Hospital de São João, no Porto, ainda não está no Ricardo Jorge. Ao invés, as amostras da mulher, hospitalizada no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, já foram entregues.
A decorrer sem percalços, os resultados estarão disponíveis ainda esta segunda-feira. Até ao final da tarde, o Instituto Ricardo Jorge deverá encaminhar os resultados dos testes feitos à mulher para a Direção-Geral da Saúde. No caso masculino, as análises só deverão estar concluídas já perto da madrugada.
Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde informa que as duas unidades hospitalares que receberam os casos suspeitos são as instituições de referência definidas no plano de contenção, pelo que, estão preparadas para o efeito, incluindo para a eventualidade de as análises confirmarem a infeção e a necessidade de manutenção do isolamento em que, por agora, estão os dois cidadãos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt