Sociedade

Prisão efetiva para família que agrediu casal gay

Uma mulher de 42 anos e o filho de vinte vão ter de cumprir uma pena de prisão efetiva por terem agredido um casal gay junto a um centro comercial em Coimbra. O pai, que também participou nas agressões, foi condenado a uma pena suspensa

Prisão efetiva para família que agrediu casal gay

Rui Gustavo

Jornalista

O Tribunal de Coimbra condenou Andreia Maia e o filho a dois e três anos de prisão efetiva por terem agredido a soco, pontapé e com um alicate um casal gay que se despediu com um beijo junto ao Alma Shopping, em Coimbra. De acordo com o "Jornal de Notícias", o tribunal justificou as penas de prisão efetivas com o facto de os dois arguidos já terem antecedentes criminais. Robim Monteiro, que também participou nas agressões, foi condenado a uma pena de prisão suspensa porque tem antecedentes criminais mais antigos. Os arguidos foram ainda condenados a pagar indemnizações de dez mil e 7.500 euros às duas vítimas, Duarte e Daniel. O jovem condenado não esteve presente em tribunal e estará em França a trabalhar.

As agressões ocorreram em julho de 2018 quando o casal se despediu com um beijo na boca à porta do centro comercial. A família viu e para além de os ofenderem com gritos de "paneleiros" e "pedófilos" agrediram-nos a soco, pontapé e com um alicate. Em tribunal confessaram os crimes: O homem de 66 anos disse que é analfabeto, que não tem acesso a televisão nem a internet e que os pais nunca o ensinaram a aceitar uma relação homossexual. A mulher disse não estar habituada a ver cenas como aquela num local público.

Uma das vítimas contou em tribunal que "antes das agressões" eram "um casal normal" que "dava as mãos e beijos na rua". E "isso nunca mais aconteceu". Na rua, tentam "mostrar que não" são "um casal" e estão sempre "preocupados com quem é que está a ver".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: RGustavo@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate