Leiria isola bairro social com muro. “Construíram aqui um muro de Berlim.”
No Bairro Social da Integração, é assim que se chama o local, habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente intervencionadas pelo município
No Bairro Social da Integração, é assim que se chama o local, habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente intervencionadas pelo município
Expresso
A autarquia de Leiria construiu um muro com dois metros de altura à volta de um bairro social, onde moram maioritariamente pessoas de etnia cigana, avança o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira. No Bairro Social da Integração habitam 47 pessoas, cujas 18 casas foram recentemente intervencionadas pelo município.
“Dizem que nos temos de integrar na sociedade, mas construíram aqui um muro de Berlim. Deste lado, são os ciganos, dali são as vivendas. É o nosso muro da vergonha”, disse Sandra Mafra, 50 anos, uma das moradoras, em declarações ao jornal.
Além do constrangimento mental que é morar rodeado por muros, a intervenção da câmara criou ainda muito problemas ao nível da circulação automóvel no bairro. As paredes erguidas vieram roubar espaço às faixas de rodagem e lugares de estacionamento. Em determinadas curvas, as carrinhas dos comerciantes roçam nos muros. Mais: para todas as 18 habitações, há apenas um caixote de lixo.
O “JN” confrontou a autarquia com esta situação. A vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, Ana Valente, disse que a construção do muro se deveu à “necessidade de definir os limites do terreno com os terrenos adjacentes” e refere que a “intenção do município que seja objeto do projeto Paredes com História” - ou seja, que o muro seja pintado por artistas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt