Sociedade

Eduardo Cabrita manifesta “profundo pesar” pela morte do piloto de helicóptero em Valongo

Governante apresentou ainda condolências à Afocelca, entidade parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, para a qual o piloto se encontrava a prestar serviço

O ministro da Administração Interna (MAI) manifestou "profundo pesar" pela morte do piloto do helicóptero que se despenhou esta quinta-feira em Sobrado, Valongo, durante o combate a um incêndio, salientando a sua "dedicação ao serviço dos portugueses".

Em comunicado, Eduardo Cabrita transmite, "neste momento trágico, um voto de solidariedade aos familiares, amigos e colegas da vítima", destacando "a dedicação de Noel Ferreira, ao longo de muitos anos, como comandante de bombeiros e como piloto, ao serviço dos portugueses e da sua segurança".

O governante apresentou ainda condolências à Afocelca, entidade parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, para a qual o piloto se encontrava a prestar serviço.

Na sequência do acidente, bem como, diz o MAI, da Situação de Alerta de nível Vermelho que decorre até ao próximo domingo, Eduardo Cabrita decidiu cancelar a deslocação prevista para sexta-feira a Almeirim, para visitar o Comando Distrital de Operações de Socorro.

O ministro manteve, porém, a parte da manhã do seu programa de sexta-feira, na qual preside ao encerramento do 3º Curso de Formação de Chefes da Polícia de Segurança Pública, na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas.

Noel Ferreira morreu hoje quando o helicóptero que pilotava se despenhou enquanto combatia um incêndio em Valongo, entretanto circunscrito.

Segundo testemunhas oculares, a aeronave terá embatido em cabos de alta tensão, tendo-se incendiado.

No local, comandante distrital da proteção civil de Valongo disse aos jornalistas que o helicóptero "ficou completamente tomado pelas chamas".

Uma equipa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) deslocou-se entretanto a Valongo para a recolha de evidências necessárias para o apuramento das causas do acidente.

Em virtude do acidente ocorrido hoje com uma aeronave que integrava o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que resultou na morte do piloto, bem como da situação de alerta de nível Vermelho que decorre até ao próximo domingo, o ministro da Administração Interna cancela a deslocação prevista para amanhã, a Almeirim, para visitar o Comando Distrital de Operações de Socorro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate