O soldado que foi internado esta quarta-feira no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, não sofreu de um golpe de calor como foi inicialmente diagnosticado.
A equipa médica que o assistiu logo no campo de Santa Margarida, após desfalecer durante um exercício, reuniu informação adicional que, partilhada com os médicos da unidade de Lisboa, possibilitou confirmar que o militar não sofreu de rabdomiólise [destruição de tecidos musculares] típica de um quadro clínico de golpe de calor.
O Expresso sabe também que o militar terá manifestado alterações no estado de saúde durante o último fim de semana, ainda quando se encontrava com familiares, que não comunicou posteriormente à unidade militar responsável pelo exercício.
Para já, o diagnóstico vai no sentido de o soldado ter um problema de saúde base que se terá registado durante o exercício sob elevadas temperaturas. Atualmente continua internado nos cuidados intensivos do Curry Cabral, sob ventilação, com alterações da função hepática [fígado] e com prognóstico reservado.
O exercício no Campo Militar de Santa Margarida tratava-se de uma prova topográfica de nove quilómetros. O soldado sentiu-se mal devido ao calor que se fazia sentir, tendo sido socorrido por uma equipa médica militar com uma ambulância. Foi transferido para o centro de Saúde de Tancos/Santa Margarida e mais tarde entrou nos cuidados intensivos do hospital de Abrantes. Agora encontra-se no Curry Cabral.
O Exército afiança que foi garantido o acesso a água durante o percurso da prova. Havia três apoios fixos de água ao longo do percurso. Além disso, o equipamento transportado era “ligeiro”, sem “mochila e capacete”. Cada soldado tinha um cantil e também um telemóvel para usar em caso de emergência.
Caso haja necessidade do soldado fazer um transplante, o Curry Cabral é o hospital de referência para a área hepática, nomeadamente para o transplante de fígado, um dos órgãos que em casos de golpes de calor tende a ser sobrecarregado e a poder entrar em falência.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt