Concentração de CO2 na atmosfera é a mais alta na história da humanidade
Medição efetuada no domingo pelo Observatório Mauna Loa, no Havaí, constitui um recorde. Efeitos potenciais são devastadores
Medição efetuada no domingo pelo Observatório Mauna Loa, no Havaí, constitui um recorde. Efeitos potenciais são devastadores
Jornalista
Nunca a concentração de CO2 na atmosfera foi tão elevada, revelam os dados registados este domingo pelo Observatório Mauna Loa, no Havaí. A medição - superior a 415 partes por milhão (ppm) - supera qualquer outro registo obtido nos últimos 800.000 anos, ou seja, desde antes da evolução do homo sapiens.
O recorde foi notado pelo meteorologista Eric Holthaus, que o assinalou na sua conta no Twitter. "Esta é a primeira vez na história da humanidade que a atmosfera do nosso planeta tem mais de 415ppm de CO2”, sublinhou.
As medições de dióxido de carbono começaram a ser registadas desde o início de um programa criado, em 1958, por Charles David Keeling, razão por que o gráfico do aumento da concentração de CO2 na atmosfera recebe o nome de Curva de Keeling.
Os efeitos dos altos níveis de CO2 na atmosfera são devastadores, por impedirem o ciclo de arrefecimento natural da Terra. A libertação de CO2 e outros gases com efeito de estufa já levou a um aumento de um grau nas temperaturas globais e provavelmente implicarão um novo aumento, se não forem tomadas ações imediatas mais drásticas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt