Sociedade

OMS desaconselha exposição das crianças com menos de dois anos a ecrãs

24 abril 2019 18:16

picture alliance

Organização Mundial de Saúde recomenda que crianças de um a cinco anos passem pelo menos três horas diárias em atividades físicas

24 abril 2019 18:16

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha a exposição das crianças até aos dois anos a ecrãs e recomenda que dos dois aos quatro anos seja limitada até uma hora diária . A orientação, a primeira da OMS neste campo, faz parte do relatório “Orientações sobre atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças com menos de cinco anos”, publicado esta quarta-feira.

O documento sublinha a importância da atividade física e do sono no “início da vida” para a aquisição de hábitos saudáveis "até à idade adulta" e a prevenção de doenças como a obesidade. Mesmo em relação à hora diária de período sedentário (entendido como ver televisão, vídeos ou jogar computador), a diretriz é “quanto menos melhor”.

As crianças a partir de um ano devem ter pelo menos três horas diárias de atividade física e, dos três aos cinco anos, uma destas horas deve corresponder a exercício “moderado a vigoroso”. Esta definição inclui caminhar a um ritmo rápido, andar de bicicleta, praticar desportos com bola, nadar e outras atividades que deixem a criança a suar e ofegante. A recomendação é a inversa do sedentarismo: “quanto mais melhor”.

Os bebés até um ano devem estar tão ativos quanto possível, várias vezes ao dia. Para aqueles que ainda não têm mobilidade, pede-se que passem pelo menos meia hora por dia de barriga para baixo, um período de tempo que deve ser dividido em vários momentos. Nesta fase, as crianças nunca devem estar mais de uma hora presos em cadeiras ou outros aparelhos de retenção. Os períodos de sedentarismo devem ser aproveitados para atividades como a leitura de histórias.

Em relação ao sono, incluindo sestas, também há orientações bem definidas: 14 a 17 horas até aos três meses, 12 a 16 horas até aos 11 meses, 11 a 14 horas até aos dois anos e 10 a 13 horas até aos quatro anos.