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“O treino musical provoca alterações no cérebro das crianças”

Assal Habibi estuda há vários anos o efeito da aprendizagem musical no desenvolvimento das crianças e adolescentes, com pesquisas longitudinais baseadas em técnicas sofisticadas de neuroimagiologia
Assal Habibi estuda há vários anos o efeito da aprendizagem musical no desenvolvimento das crianças e adolescentes, com pesquisas longitudinais baseadas em técnicas sofisticadas de neuroimagiologia
D.R.

Assal Habibi, Investigadora do Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia, explica de que forma o ensino da música promove o sucesso escolar, fortalece competências como a atenção, a memória e a capacidade de planeamento e melhora a regulação das emoções

Nos últimos 12 anos, o Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia, liderado pelo neurocientista português António Damásio, conduziu o maior estudo longitudinal sobre o impacto da formação musical no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crian­ças. Em entrevista ao Expresso, a investigadora Assal Habibi, que coordenou a pesquisa, explica de que forma o ensino da música promove o sucesso escolar, fortalece competências como a atenção, a memória e a capacidade de planeamento e melhora a regulação das emoções e a interação com os outros. Para a especialista, os resultados desta investigação — que vão ser apresentados pela primeira vez em Portugal esta sexta-feira, no congresso do centro clínico PIN, em Carcavelos — devem levar a uma mudança dos currículos escolares.

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