Exclusivo

Vinhos

Novas do Atlântico contadas por quem visitou as vinhas da Madeira

Novas do Atlântico contadas por quem visitou as vinhas da Madeira
Getty Images

Na Madeira crescem cada vez mais brancos e rosés

Em recente visita à ilha da Madeira tive oportunidade de fazer várias provas, revendo produtores que já conhecia e adicionando outros à lista dos que se interessam por vinhos da ilha e que estão a apostar em fazer diferente. Num deles (D’Oliveiras) fiz mesmo uma prova extraordinária de que falarei, em detalhe, noutra crónica. A ilha não atravessa momentos fáceis, como já referi em crónica em julho passado, quer pela diminuição da área de vinha e consequente abandono das castas nobres, quer pelos fogos, quer também pelo facto de o negócio não ser de molde a interessar a novos produtores: os custos são muito altos e os consumidores querem pagar pouco pelos vinhos que compram. Este binómio não funciona nesta fórmula e leva a que só quem tem músculo financeiro se possa abalançar a vender a preços justos, que são sempre altos. É o caso de empresas como a Blandy’s ou a Justino’s, mas sabemos de pequenos produtores que estão à beira de abandonar o projeto pessoal porque não conseguem vender barato o que sai caro. É triste. Mas nos vinhos desta semana refiro também um projeto que é novo. O produtor é Octávio Freitas, chefe do novel estrela Michelin da ilha (restaurante Desarma, no View’s Hotel, no Funchal) e que tem depois um projeto pessoal na Calheta, com restaurante — Socalco — e hotel rural de alto nível e localização perfeita. Vem tudo em www.socalconature.com. Este produtor plantou vinhas junto ao restaurante da Calheta e, como nos confidenciou, vai plantar mais, em socalcos que, ali bem perto, estão abandonados e que apenas esperam que alguém se lembre de plantar Terrantez (só há 4 hectares em toda a ilha), ou Bual, de que apenas restam 14. Os seus vinhos têm nomes originais e locais — Galatrixa, Cagarra, Massaroco —, são bem feitos e dão boa conta de si, fruto do imenso trabalho a que obrigam.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate