A Jaguar volta a produzir o icónico modelo E-Type, mas apenas dois exemplares únicos

A encomenda veio, segundo a mítica marca britânica, de um “exigente e obstinado” cliente do sudeste asiático. Já há meio século que este modelo não era produzido
A encomenda veio, segundo a mítica marca britânica, de um “exigente e obstinado” cliente do sudeste asiático. Já há meio século que este modelo não era produzido
Coordenador de Economia
Não é propriamente habitual uma marca mítica de automóveis construir apenas duas unidades de um determinado modelo, ainda mais quando o faz meio século depois de o último carro desse modelo ter saído da linha de produção.
Mas foi precisamente isso que a britânica Jaguar fez, com dois modelos comemorativos Jaguar Classic E-Type Série I, em exclusivo para um cliente “exigente e obstinado” do sudeste asiático, para prestar homenagem a este desportivo icónico, revela a marca em comunicado.
As duas criações comemorativas Jaguar Classic E-Type encerram, segundo a marca, o círculo da história do E-Type, “uma vez que são inspiradas nas últimas 50 edições comemorativas de 1974 e nunca mais serão produzidas na oficina Jaguar Classic”.
Estas versões comemorativas do Jaguar Classic E-Type representam “na perfeição” o espírito do E-Type, com especificações exclusivas “de produção artesanal que transformam cada veículo numa verdadeira peça de coleção”, pode ler-se ainda no comunicado de imprensa.
Todos os pormenores interiores e exteriores foram meticulosamente concebidos pelos especialistas da Jaguar Classic, incluindo atualizações cuidadosamente ponderadas que exigiram mais de 2000 horas de trabalho.
Lennard Hoornik, diretor comercial da Jaguar Land Rover, disse, a propósito da reedição destas duas unidades, que "a equipa da Jaguar Classic deparou-se com o desafio de melhorar um design já era praticamente perfeito”.
Ambos os veículos comemorativos Jaguar Classic E-Type são descapotáveis, mas cada um incorpora especificações únicas. Um deles apresenta a cor exterior denominado Signet Green, e o outro Opal Black, ambos atualizados em relação à paleta original de 1974.
O exterior elegante é complementado por um interior intemporal com bancos castanhos produzidos manualmente no atelier da Jaguar Classic, com costuras e revestimentos em couro castanho e preto a condizer.
Este acabamento apresenta uma textura única “nunca antes disponibilizada pela Jaguar Classic e conjuga técnicas tradicionais, e inspiração do design com uma estética contemporânea”, assegura a empresa britânica.
Já o interior é decorado com detalhes personalizados, onde a consola central em alumínio anodizado incorpora uma gravura completamente única de um esboço antigo do E-Type Series I descoberto nos arquivos da marca. Este esboço foi exposto, segundo a Jaguar, em conjunto com o E-Type no Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova Iorque.
Cada versão comemorativa do E-Type é adornada com madrepérola, prata maciça distinta e pormenores em ouro de 18 quilates.
Na dianteira, o logótipo na barra decorativa apresenta um acabamento prateado com guilhoché em madrepérola e um ícone Growler em ouro de 18 quilates. Na traseira, os logótipos são produzidos em prata de lei esmaltada.
No interior, o botão da buzina no volante apresenta um acabamento em prata com um logótipo Growler de 18 quilates e madrepérola, enquanto a manete do seletor de velocidades em prata de lei com detalhes Growler em madrepérola e ouro de 18 quilates, “cria um acabamento táctil sumptuoso”, enfatiza a marca.
Sob o capot de cada modelo comemorativo do E-Type encontra-se um motor 3.8, agora com injeção eletrónica e a caixa manual de cinco velocidades da Jaguar Classic.
Os veículos foram também atualizados para o século XXI com o discreto rádio Bluetooth da Jaguar Classic e um para-brisas aquecido que, segundo a Jaguar, “proporciona um desempenho moderno sem perder o carácter e a autenticidade do interior de um E-Type”.
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