Exclusivo

Fisga

Quem é Oren Rozenblat, o embaixador de Israel em Portugal que nega a existência de fome em Gaza

Quem é Oren Rozenblat, o embaixador de Israel em Portugal que nega a existência de fome em Gaza
Horacio Villalobos/Corbis/Getty Images

Se diariamente vemos imagens de crianças com fome em Gaza, há em Portugal uma voz que as contesta. Mais de uma vez, o embaixador de Israel afirmou que não existe privação alimentar no território palestiniano. Tornou-se conhecido por acusar instituições como a ONU de divulgar teses falsas: “A situação em Gaza não é tão má como se vê na TV portuguesa, eles não estão com fome ou com sede”, afirmou

1970

No solo de Israel

Nasce na cidade de Bnei-Brak, nos arredores de Telavive. A décima cidade em número de habitantes de Israel foi fundada em 1924 e é um importante centro da comunidade ortodoxa.


1996

Dar o nó

Casa-se com Rivka (Riki) Rozemblat, também licenciada em Direito. Com ela tem uma filha e dois filhos.


1999

Escola de leis

Licencia-se em Direito pela Universidade de Bar-Ilan, em Ramat Gan, nos arredores de Telavive. Especializa-se em Direito Comercial. No currículo também tem a patente de capitão no Exército israelita e foi vice-comandante de uma companhia de Infantaria.


2010

Diplomacia por meta

É nomeado adjunto do cônsul de Israel em Xangai. Foi também cônsul-geral adjunto em Atlanta, nos EUA, e cônsul na Embaixada de Israel no Quénia.


2014

A voz do outro

Assume o cargo de adjunto do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel e foi conselheiro diplomático sénior do Knesset.


2015

O génio dos dentes

Cria uma startup com o nome de Tooth Genie, vocacionada para o tratamento dentário de crianças.


2016

África nossa

Assume a liderança da embaixada de Israel em Angola, República Democrática do Congo, Moçambique e em São Tomé e Príncipe. Uma passagem que fez dele um falante fluente da língua portuguesa. Na altura defendeu que a embaixada de Angola em Israel fosse transferida para Jerusalém.


2024

Plenipotenciário representante

Em dezembro, assume a liderança da embaixada de Israel em Portugal, com a tradicional cerimónia de entrega das credenciais a Marcelo Rebelo de Sousa. Uma das primeiras decisões é visitar a cidade de Belmonte e, pouco depois, avança com as declarações sobre a fome em Gaza.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate