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Em 2011, Lisboa limitou a entrada de carros na baixa. Porto e Guimarães deviam seguir-lhe o exemplo, recomendam especialistas

Em 2011, Lisboa limitou a entrada de carros na baixa. Porto e Guimarães deviam seguir-lhe o exemplo, recomendam especialistas

Zonas de emissões reduzidas existem em 13 das 27 capitais da UE, mais focadas nos carros a gasóleo. Lisboa introduziu a medida em 2011, mas não foi acompanhada por outras cidades portuguesas. “O Porto deveria começar pela zona património mundial da Humanidade. Ajudaria a manter o património histórico, degradado pela poluição”, defende especialista

Em 2011, Lisboa limitou a entrada de carros na baixa. Porto e Guimarães deviam seguir-lhe o exemplo, recomendam especialistas

Jaime Figueiredo

Jornalista/Coordenador-Geral de Infografia

Chegar de carro a Lisboa e não poder entrar depende da idade. Desde 2011 que a capital tem uma zona de emissões reduzida (ZER), alargada duas vezes. Em Portugal, este ainda é caso único, apesar de a medida ser necessária para reduzir as emissões poluentes nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Os especialistas lamentam a falta de coragem política para alargar a iniciativa a mais locais em Portugal. Na União Europeia, a iniciativa já foi replicada em mais de 300 cidades e o ar fica menos poluído.

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