Exclusivo

Fisga

Quem é Cleo Diára, a atriz de Cabo Verde que alcançou o sucesso no Festival de Cannes?

Quem é Cleo Diára, a atriz de Cabo Verde que alcançou o sucesso no Festival de Cannes?

O prémio de melhor interpretação feminina na secção Un Certain Regard de Cannes foi para uma atriz cabo-verdiana, e os portugueses, responsáveis pela produção de “O Riso e a Faca”, de Pedro Pinho, sentiram-se galardoados. Em celebrações, o refrão “a minha pátria é a minha língua” é recordado. Mas Cleo foi clara: “Que fique bem assente que sou uma imigrante em Portugal num momento em que os imigrantes não são bem-vindos.”

1987

Do sol para a luz

Cleo nasce em Cabo Verde, na Cidade da Praia, com o apelido Tavares, mas, desde os 10 anos que vive em Lisboa. Secretamente, alimenta o desejo de ser atriz, uma vontade que julga ser apenas um sonho.


2012

Andar para lá chegar

O caminho faz-se a caminhar e acaba por ingressar na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se formará. Chega a estudar finanças e contabilidade, o que lhe causa grande tristeza, e não se graduará.


2015

Subir no palco

Inicia-se no teatro como intérprete em vários projetos de encenadores portugueses, como Rogério Carvalho, Mónica Calle, Sónia Baptista e Mário Coelho.




2017

O fascínio do ecrã

Inicia-se no cinema com o “Verão Danado”, de Pedro Cabeleira, que se fará um companheiro de percurso e com quem voltará a trabalhar em “Entroncamento”, também levado a concurso no 78º Festival de Cannes.


2018

Um cheiro de futuro

Participa no filme “Diamantino”, de Gabriel Abrantes, que recebe no Festival de Cannes o Grande Prémio da Semana da Crítica.






2020

Abrir caminhos

Funda o coletivo Aurora Negra com as “manas” e também atrizes Isabél Zuaa e Nádia Yracema, um projeto de inscrição de “narrativas e subjetividades negras” nos palcos por onde circula.


2021

Renomear é renascer

Em entrevista à rádio TSF, explica que passou a adotar o nome Cleo Diára, em vez de Tavares, porque queria que o seu nome revelasse o seu lado africano e escolhe Diára, que quer dizer presente.


2025

O choque no corpo

Conquista o prémio de melhor atriz em Cannes com “O Riso e a Faca”, coprodução entre Portugal, Brasil, França e Roménia. A reação é física: “Só vou conseguir pôr isto em palavras daqui a algum tempo, por agora ainda está tudo no corpo. Sinto-me assoberbada.”

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CAMartins@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate