Exclusivo

Música

Entrevista a Kim Gordon, ex-Sonic Youth: “1970 foi o ano em que acabei o liceu, o princípio da exploração em massa dos jovens como mercado”

“The Collective” é o segundo álbum a solo da ex-Sonic Youth Kim Gordon, de 70 anos
“The Collective” é o segundo álbum a solo da ex-Sonic Youth Kim Gordon, de 70 anos
Danielle Neu

Kim Gordon, ex-Sonic Youth, criou uma banda sonora para a geração TikTok em “The Collective”, o seu novo álbum a solo. Em conversa com o Expresso, porém, veste uma camisola com o ano “1970” estampado e fala-nos de hip-hop, free jazz e vanguardismos da Nova Iorque do início dos anos 80

É com um sorriso algo malicioso que Kim Gordon pontua a sua descrição do álbum que acaba de editar, “The Collective”: “Inspira-se num livro, ‘The Candy House’, que nos fala de um futuro próximo”, explica, com a palavra “futuro” a espoletar a primeira breve gargalhada. “O livro fala de uma invenção que nos permite aceder às memórias de outras pessoas e sentir o que elas sentem, mas para conseguir isso uma pessoa tem de carregar as suas próprias experiências e memórias, tornando-se, lá está, uma parte do coletivo. Tem qualquer coisa de ficção científica.” A segunda dose de riso chega com a menção do género literário em que se poderá inscrever o mencionado romance de Jennifer Egan, trabalho publicado em 2022 e amplamente aplaudido pela crítica americana: “Ela sabe para onde vai e os efeitos polifónicos que quer alcançar”, escreveu Dwight Garner no “The New York Times”. “E ela alcança tudo isso como se estivesse a escrever num tipo de MacBook que só existirá daqui a uma década.” Kim Gordon, a um mês de comemorar o seu 71º aniversário, parece igualmente ter acabado de chegar do futuro, apesar de ostentar uma camisola de lã tricotada com a data “1970” estampada: “Ah, é apenas uma camisola de uma designer amiga, Bella Freud, foi ela que ma enviou. Achei graça, porque 1970 foi o ano em que acabei o liceu... o princípio da exploração em massa dos jovens enquanto mercado.”

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate