Livros

Livros: Questionar o ‘princípio de tudo’ (ou como a agricultura moldou o que hoje somos)

6 janeiro 2023 23:24

Luís M. Faria

David Graeber

Os antropólogos David Graeber e David Wengrow escrevem um texto tão inteligente quanto inteligível sobre como terão nascido as nossas sociedades

6 janeiro 2023 23:24

Luís M. Faria

O antropólogo americano David Graeber (1961-2020) é um exemplo do pensador original que faz a sua carreira na universidade sem se adaptar inteiramente a ela. Anarquista assumido, foi proeminente no movimento Occupy Wall Street. O movimento passou, e Graeber continuou a publicar obras importantes de antropologia económica, sobre temas como a história da dívida e os chamados bullshit jobs, ou empregos da treta.

“O Princípio de Tudo”, escrito em parceria com o arqueólogo britânico David Wengrow, foi o seu último livro. É um texto tão inteligente como inteligível, cuja narrativa diverge da de outras obras recentes que pretendem contar a história da humanidade. A explicação habitual é que a agricultura mudou a sociedade humana, levando à acumulação de excessos e à criação de hierarquias e, em última análise, do Estado, num processo progressivo e universal.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.