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Roteiro pelos novos museus de Lisboa: o que importa ver no MAC/CCB, MACAM e Pavilhão Julião Sarmento

O MACAM — Museu de Arte Contemporânea Armando Martins abriu portas em março Fernando Guerra
O MACAM — Museu de Arte Contemporânea Armando Martins abriu portas em março Fernando Guerra
Fernando Guerra

História, testemunho e memória: MAC/CCB, MACAM e Pavilhão Julião Sarmento, as novidades à beira-Tejo e a arte que nelas podemos ver

Roteiro pelos novos museus de Lisboa: o que importa ver no MAC/CCB, MACAM e Pavilhão Julião Sarmento

José Luís Porfírio

Crítico de arte

Em julho de 1993, a galeria EMI — Valentim de Carvalho abria uma singular exposição de 28 obras de 19 artistas sem qualquer informação sobre a propriedade ou o proprietário das mesmas; Maria Nobre Franco, a responsável, mantinha bem guardado o segredo, deixando apenas supor que se tratava de um fragmento do um todo bem maior. Hoje é bem conhecida a proveniência desse núcleo bem com o seu proprietário, Joe Berardo, porém na altura nada se sabia, o que me levou a escrever um texto com este título: “O museu que não há” (Expresso, 24/7/93).

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