
A cidade italiana é protagonista de “Veneza em Festa — de Canaletto a Guardi”, exposição na Gulbenkian onde se celebra a sua natureza festiva através do olhar dos mestres da pintura veneziana do século XVIII
A cidade italiana é protagonista de “Veneza em Festa — de Canaletto a Guardi”, exposição na Gulbenkian onde se celebra a sua natureza festiva através do olhar dos mestres da pintura veneziana do século XVIII
Jornalista
Fotojornalista
Entramos nesta ‘Little Venice’ pela Praça de São Marcos e pelo Grande Canal, observado a partir da Igreja de San Vio, com duas relevantes obras de Giovanni Antonio Canal (mais conhecido como Canaletto), provenientes da coleção do Museo Thyssen-Bornemisza, em Madrid: “A Praça de São Marcos em Veneza” e “O Grande Canal Visto de San Vio, Veneza”. A primeira, mostra-nos uma cena do quotidiano — os trabalhos de repavimentação da praça —, onde é também possível observar a basílica e o campanário, bem como o Palácio Ducal e os edifícios dos procuradores. A segunda revela dois pontos importantes da cidade — San Vio e Grande Canal —, evidenciando também a arquitetura e o quotidiano da população local. De grandes dimensões, são elas que nos recebem e nos permitem mergulhar na Sereníssima República, para a qual somos também encaminhados pelas sonoridades das gaivotas a esvoaçarem sobre a cidade, das gôndolas a flutuarem nos canais e dos sinos, ouvidos a diferentes distâncias, que nos acompanham ao longo da exposição “Veneza em Festa — de Canaletto a Guardi”.
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