Revista de imprensa

Polícia acertou data de buscas no FC Porto com Pinto da Costa, avança CNN Portugal

Polícia acertou data de buscas no FC Porto com Pinto da Costa, avança CNN Portugal
Gualter Fatia/Getty Images

Escutas revelam que o pai do ex-ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes, quer presidiu à Assembleia Geral do FC Porto, disse ao filho que responsáveis do clube acertaram data da operação, realizada dois dias antes de um jogo da Liga dos Campeões

A direção do FC Porto, liderada na altura por Pinto da Costa, terá conseguido negociar a data de buscas à SAD para um momento anterior a um jogo com o Liverpool, em 2021. Em causa está um telefonema entre o então ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o pai, José Manuel Matos Fernandes, segundo escutas do processo Influencer a que a CNN Portugal teve acesso.

João Pedro Matos Fernandes contactou o pai, antigo presidente da Assembleia Geral do FC Porto, questionando se tinha visto “as notícias” sobre o clube “estar a ser investigado”. José Manuel Matos Fernandes respondeu afirmativamente, indicando que o dirigente Adelino Caldeira e o presidente Pinto da Costa já sabiam a data das buscas. “Eles até tinham pedido que fosse hoje para não ser no dia do jogo; e a polícia disse que então era na segunda ou na sexta”, afirmou.

A PSP e a Autoridade Tributária estiveram no dia 22 de novembro de 2021, por instrução do Ministério Público, na SAD dos dragões e em casa de Pinto da Costa a realizar buscas relacionadas com comissões de transferências de jogadores e um negócio com a Altice de direitos de transmissão televisivos, indica a CNN Portugal. Dois dias depois, a equipa do FC Porto deslocou-se a Liverpool para um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, que perdeu por 2-0.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate