O consumo de antibióticos nos hospitais aumentou em 2020 e 2021. Esta subida veio inverter, segundo o “Jornal de Notícias”, uma tendência de descida que se registava desde 2013. Este aumento pode estar relacionado com a covid-19.
Em 2021, o consumo de antibióticos em meio hospitalar foi de 1,54 doses diárias por mil habitantes. Valor que ultrapassou as dosagens de 2020 (1,45) e as de 2018 e 2019 (1,40). De acordo com os dados divulgados ontem pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, o valor de 2021 também se encontra acima da média europeia (1,41 doses).
Durante a pandemia foram utilizados imunossupressores e corticoides em doentes graves internados com covid-19. Desse modo, estes doentes ficavam ainda mais debilitados e vulneráveis a infeções. “É preciso perceber se estamos perante uma situação transitória ou se há outros determinantes”, diz o diretor nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção-Geral da Saúde, José Artur Paiva.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes