Mapa das médias nos exames: em que concelhos estão os melhores e os piores resultados?
Abaixo do Tejo não há nenhum município com média superior a 12 valores. Veja o mapa interativo com os resultados nos exames nacionais do ensino secundário
Abaixo do Tejo não há nenhum município com média superior a 12 valores. Veja o mapa interativo com os resultados nos exames nacionais do ensino secundário
Jornalista
Jornalista infográfica
As melhores classificações nos exames nacionais do secundário concentram-se, sobretudo, no Centro e Norte do país. A grande maioria dos concelhos que alcançaram as médias mais altas, pintados a verde escuro no mapa, encontram-se acima do Mondego, enquanto que abaixo do Tejo não figura nenhum.
O destaque vai para o distrito de Viseu, que coloca quatro municípios no top 10 das melhores notas (Vouzela, Mortágua, Oliveira de Frades e Nelas), seguindo-se o distrito do Porto, com dois concelhos nesta lista (Porto e Trofa).
No total, são 51 os concelhos que registaram uma média igual ou superior a 12 valores nas provas - mais 13 do que em 2022.
No extremo oposto da tabela, há 11 municípios com média negativa, representados no mapa a vermelho escuro, dos quais três na Região Autónoma dos Açores. Todos os outros têm em comum o facto de se localizarem no interior do país.
Com 8,99 valores de média, o concelho de Almeida, no distrito da Guarda, teve o pior resultado, seguindo-se Mesão Frio, em Vila Real, com 9.
Em 2022, os municípios a vermelho eram quase o dobro (21).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JBastos@expresso.impresa.pt