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Ranking das Escolas 2020

Rankings. Entrevista a Margarida Gaspar de Matos: “Os alunos estão inseguros e os professores exaustos”

Rankings. Entrevista a Margarida Gaspar de Matos: “Os alunos estão inseguros e os professores exaustos”

Especializada no comportamento de crianças e adolescentes, a psicóloga e professora catedrática da Universidade de Lisboa integra o grupo de trabalho criado pelo Governo para estudar formas de combater os efeitos da pandemia na aprendizagem dos alunos. Defende que os professores deverão ter formação para detetarem sinais de mal-estar social e psicológico nos jovens e que deve ser criado um sistema para sinalizar e cuidar de todos os que foram mais afetados

Quais foram os principais efeitos do confinamento e do ensino à distância nos alunos?

O isolamento social provocou, genericamente, uma diminuição do bem-estar e um aumento dos problemas de saúde mental. Segundo um estudo internacional, 25% das crianças e jovens portugueses revelaram sintomas de ansiedade e 8,5% de depressão. Mas os efeitos dependem muito das suas condições socioeconómicas, da idade, do tipo de apoio social e familiar que tiveram e das suas características pessoais. E dependem também da proximidade com a pandemia no que diz respeito a terem ou não estado infetados ou perto de alguém infetado, internado, falecido. Por outro lado, o panorama foi diferente nos dois confinamentos: alguns jovens apreciaram mesmo algumas coisas no primeiro, como estar menos exaustos, ter mais autonomia e mais tempo com a família. Mas o segundo desalentou-os, houve mais conflitos com a família, mais sentimentos negativos pelo afastamento dos amigos, pela perda de eventos de vida significativos, pela falta de ar livre e de desporto.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

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