Júri
Para avaliar as obras a concurso, este galardão organizado pelo Expresso e a SIC Notícias, conta com um júri composto por especialistas que se distinguem no sector imobiliário. Fique a conhecer a sua constituição:
Para avaliar as obras a concurso, este galardão organizado pelo Expresso e a SIC Notícias, conta com um júri composto por especialistas que se distinguem no sector imobiliário. Fique a conhecer a sua constituição:
Ricardo Costa
É Chief Content Officer (CCO) do Grupo Impresa. Desde março de 2016 até ter assumido a atual posição, foi diretor de informação da SIC e Diretor-Geral de Informação do Grupo Impresa.
É colunista regular do Expresso e comentador político na SIC Notícias, onde apresenta o “Expresso da Meia-Noite”. Entrou no Expresso como estagiário em 1989, tendo trabalhado estes 35 anos neste jornal e na SIC, de que foi um dos fundadores em 1992.
Jornalista há mais de 30 anos, é licenciado em comunicação social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Chegou ao jornalismo por mero acaso e começou como colaborador na imprensa regional. Em seguida foi colaborador no Diário de Notícias, O Dia, Correio da Manhã, Rádio Renascença, Rádio Universidade Tejo, nas revistas Briefing, Água e Ambiente e Volta ao Mundo. Foi pivot de um programa de marketing e publicidade da SIC e é autor do livro “Onde Falham as Cidades”. Trabalha no Expresso desde 1989, onde é atualmente coordenador de economia e foi já premiado quatro vezes com trabalhos nesta área.
Licenciado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto é, entre outras empresas a que está ligado, presidente do conselho de administração da Sociedade de Reabilitação de Imóveis (SORI). Com um longo percurso no associativismo empresarial, destaca-se o exercício dos seguintes cargos: presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI); presidente da Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN), vice-presidente da Federação Portuguesa da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas (FEPICOP), vice-presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa (CIMLOP), entre outros.
Lidera a Presidência da Direção Nacional da APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal que acumula uma intensa atividade profissional.
Lisboeta, começou a sua carreira cedo, na Função Pública. Foi sócio de uma Editora Francesa e mais tarde foi Diretor Geral Ibérico de um grupo do setor editorial. No ano 2000 integrou o grupo de empresários pioneiros que acompanharam o início da rede Remax Portugal. Presentemente é acionista da SIIMGROUP, grupo de empresas que atuam no mercado imobiliário, com cerca de 300 colaboradores e cinco agências em Portugal sendo Master Franchising Remax Minas Gerais, no Brasil.
Tem a coordenação da formação e desenvolvimento dos consultores e uma especial apetência por esta área que lhe é tão próxima, acreditando na cooperação entre os homens como fator essencial para o desenvolvimento.
É o atual Presidente da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários. É licenciado e mestre em direito pela Universidade Católica Portuguesa e até 2014 foi advogado de Direito Imobiliário na sociedade de advogados ibérica Cuatrecasas. É também atualmente director da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, Conselheiro dos Conselhos Municipais da Habitação das Câmaras Municipais de Lisboa e Setúbal e membro Permanente dos Conselhos Consultivos do Salão Imobiliário de Portugal e do Smart Cities Summit. Exerce ainda o cargo de Director Operacional do Living LAB APPII SI: Saúde & Imobiliário, powered by VICTORIA SEGUROS @ NOVA Medical Schcool.
Em 2019, passou a assumir a função de Co-curator para os temas da Habitação e Infraestruturas da plataforma Global Shaper Lisbon Hub, do World Economic Forum. Nesse mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio “Personalidade Imobiliária do Ano”.
Para além da associação a que preside, Hugo Santos Ferreira é autor de artigos e colunas de opinião em meios de comunicação social e orador de conferências do sector imobiliário, tanto nacionais, como internacionais.
Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, é investigadora e doutoranda na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e professora na ESAD.CR, Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, desde 2009 nas áreas de projeto e desenho.
Fundadora, autora e coordenadora do a.s* - atelier de santos, arquitectura, desde 1997 até 2015 e atualmente com atelier próprio, o seu trabalho desenvolve-se na área da criação, elaboração e desenvolvimento de projetos de arquitetura. A sua obra tem sido reconhecida a nível nacional e internacional, através de exposições, publicações e prémios.
Foi vencedora do Prémio AICA Arquitectura 2016.
O seu trabalho tem sido alvo de conferências, publicações e exposições, nacionais e internacionais, destacando-se a participação na IX Bienal de Arquitetura de Veneza, na IV Bienal Ibero-Americana de Arquitectura, em Lima (Peru) ou na Exposição Tracing Portugal, na AA Arquitectural Association, em Londres, e Art and Planning at Cornell University - em New York, Portugal Now.
É Professor Catedrático do ISCTE - IUL e Diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo desta instituição de ensino superior.
É autor de vários projetos, tendo o seu trabalho sido distinguido com o Prémio INH 2002, Prémio IHRU 2012 e o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2016 (menção honrosa).
É executive partner e responsável pela Cushman&Wakefield (C&W) em Portugal, onde lidera uma vasta equipa de profissionais nas áreas de consultoria e mediação imobiliária.
De nacionalidade holandesa, vive e trabalha em Portugal desde 1982. Em 1987 fundou a George Knight Estate Agents em Lisboa. Em 1991 a Cushman&Wakefield (na altura Healey&Baker) adquiriu a componente de imobiliário comercial à George Knight e é desde então diretor geral da C&W Portugal. Um ano depois, em 1992, foi-lhe conferido o estatuto Equity Partner (sócio de capital).
Enquanto membro do conselho de administração europeu da C&W, entre 2007 e 2012, presidiu ao conselho de administração dos escritórios da C&W na Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Roménia e Grécia. Integra atualmente o conselho executivo europeu da empresa.
Em 2000 foi eleito Fellow do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) como “profisisonal de excelência”, em reconhecimento do seu trabalho no desenvolvimento do mercado do imobiliário comercial em Portugal. Foi Presidente do RICS em Portugal e da Câmara de Comércio Portugal-Holanda.
É formado em gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, com uma pós graduação na Universidade Católica. Iniciou a sua atividade profissional no Santander Totta. Esteve seis anos na Central de Cervejas divididos entre o Marketing e a Direção de Vendas. Foi Diretor Comercial do Sapo entre 2001 e 2015, ano em que assumiu a responsabilidade dos negócios digitais do Grupo Impresa. É atualmente diretor de TV e Digital do grupo Impresa.
É o bastonário da Ordem dos Engenheiros para o triénio 2022-2025, eleito em fevereiro deste ano.
Foi até 2021 vice-presidente nacional da Ordem dos Engenheiros, tendo concluído a licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Fundou em 1997 a empresa Tabique onde foi administrador e sempre sócio maioritário, a qual emprega atualmente cerca de 80 pessoas, na sua maioria engenheiros. A Tabique presta serviços de engenharia em mais de uma dezena de países e em vários sectores de atividade.
O bastonário tem como prioridades do seu mandato a modernização e rejuvenescimento da Ordem, criação de novos colégios de especialidade de Engenharia, o acompanhamento da revisão da Lei das Associações Públicas Profissionais e o apoio ao Governo na execução do PRR
É o atual presidente da Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI) e managing partner da B. Prime, uma consultora imobiliária especializada no mercado português.
Iniciou a sua carreira no sector imobiliário há quase três décadas tendo colaborado em vários cargos de direção, em empresas como a José de Mello Imobiliária, Engimais, Imocom, Cushman & Wakefield e DTZ. Em 2009 fundou a B. Prime.
É membro desde 2008 do Royal Institution of Chartered Surveyors, que distingue os melhores profissionais do imobiliário, sendo o primeiro e ainda um dos poucos reconhecido em Commercial Property. Entre outros, ganhou em 2007 o prémio de melhor equipa de agência de escritórios da Europa, atribuído pela European Property Awards.
Licenciado em economia, integra desde maio o departamento de marketing estratégico do BPI, onde tem a responsabilidade da dinamização do crédito habitação.
A sua carreira profissional começou no Banco Totta&Açores, em 1998, tendo transitado para o BPI em 2000, onde exerceu funções fora do país, nomeadamente nos Estados Unidos da América e em França. De regresso a Portugal, em 2018, passou a estar ligado como diretor comercial a atividades relacionadas com o crédito habitação.
Foi avaliador do Prémios BPI Fundação La Caixa, entre 2021-2023 e envolve-se nas iniciativas de voluntário do banco. É Técnico Oficial de Contas e Membro Efetivo da Ordem dos Economistas.
Licenciado em administração de empresas, é audict partner da EY desde 2014, empresa à qual se juntou em 2000. É também membro da Ordem dos Revisores Oficias de Contas em Portugal.
Luís Rosado lidera a equipa para o setor de RHC (Imobiliário, Hotelaria, Construção) da EY que agrega importantes competências para o setor imobiliário, destacando-se a estratégia, avaliações, M&A, fiscalidade, sustentabilidade e tecnologia. É também responsável pela equipa de markets da EY que procura desenvolver o negócio da firma em Portugal, Angola e Moçambique, nas mais variadas competências e indústrias.
É desde outubro de 2023 Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Arquitetos.
Nascido no Porto, estudou arquitetura, tendo concluído o curso em 1995 após ter pertencido à primeira geração de estudantes Erasmus, onde durante um ano privou na Universidade de Bath em Inglaterra, com nomes como Peter Smithson ou Patrick Hodginkson. Em 1994, realizou o seu estágio académico no Gabinete de Planeamento e Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, o que o levou a concorrer e trabalhar durante três anos no gabinete de projetos da Câmara Municipal de Vila do Conde. Já início do milénio saiu para Barcelona onde realizou uma pós-graduação em Projetos Arquitetónicos na Universidade Politécnica da Catalunha. Concluiu o doutoramento em Portugal em 2012 com uma tese cuja temática incide sobre a habitação em Portugal.
A sua atividade profissional enquanto arquiteto é exercida na OVAL que fundou no início da década de 90. Está desde 2001 ligado à carreira académica, leciona no Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, na área de Políticas do Território e no curso de Arquitetura da Universidade Fernando Pessoa.
Integrou os órgãos sociais da Ordem dos Arquitetos Portugueses desde 2007, e foi Presidente da Assembleia de Delegados de 2017 a 2020. Está ligado às áreas do planeamento e mobilidade onde trabalha exclusivamente com entidades públicas como é o caso das Comunidades Intermunicipais e de vários municípios.
De 2013 a 2017 desempenhou o cargo de Secretário Executivo da Área Metropolitana do Porto coordenando as áreas de Planeamento e Mobilidade e as funções de autoridade de transportes. Foi também administrador não executivo da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) de 2018 a 2021. Pertence ao Conselho editorial e realiza as funções de “peer review” em revistas científicas indexadas em Portugal, Letónia e Brasil.
Francisco Lino Dias
É sócio e co-coordenador da área de Imobiliário e Turismo da PLMJ, sendo responsável pela assessoria a investidores e promotores imobiliários nas mais diversas operações, envolvendo todo o tipo de ativos imobiliários.
Ao longo dos últimos 20 anos e com uma vasta experiência na assessoria jurídica em todas as fases de um projeto imobiliário, tem representando investidores e promotores imobiliários em diversas aquisições e venda de portefólios imobiliários, operações de sale and leaseback, construção e comercialização de parques logísticos, edifícios de escritórios, residências de estudantes e seniores, centros comerciais e retail parks, bem como em operações de reabilitação urbana.
É formado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa e tem um Executive MBA pela Nova SBE - Nova School of Business & Economics. Tem colaborado com instituições de ensino como o ISEG Executive Education e o Centro de Investigação de Direito Privado, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, lecionando matérias relacionadas com a contratação imobiliária em cursos de pós-graduação.
Marta Esteves da Costa
Com mais de 20 anos de experiência no setor imobiliário, é atualmente diretora comercial na Sonae Sierra. Até dezembro de 2023, foi diretora de asset management na Norfin, onde supervisionava a gestão de veículos de investimento imobiliário, era responsável pelo reporting e relação com investidores e pela estratégia corporativa de ESG.
Antes de ingressar na Norfin, esteve durante 16 anos na Cushman&Wakefield, onde desempenhou as funções de diretora de research para Portugal e Espanha, prestando serviços de consultoria e análise de mercado a importantes players do setor imobiliário. Entre 2019 e 2021 foi diretora de business development, responsável pelo desenho e implementação do programa de key clients, bem como pela promoção de iniciativas de cross-selling entre várias linhas de serviço.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt