Prémio Nacional Turismo

Autenticidade e região Norte em destaque nas candidaturas ao Prémio Nacional de Turismo 2024

Montebelo Alcobaça Historic Hotel
Montebelo Alcobaça Historic Hotel
JOSE ALFREDO

Estão apurados os candidatos à 6ª edição do PNT - Prémio Nacional de Turismo. Em 2004, a maior parte das quase 400 inscrições tem origem na região Norte. A categoria Turismo Autêntico foi a que mais candidaturas atraiu. Entrega de prémios está prevista para novembro

Com o objetivo de distinguir o que de melhor se faz neste sector a nível nacional, a 6ª edição do PNT - Prémio Nacional de Turismo entrou na fase de análise de candidaturas. Das 397 recebidas até dia 7 de junho nas áreas de Turismo Autêntico, Gastronómico, Inclusivo, Inovador e Sustentável, destaca-se a primeira com 137 inscrições, logo seguida do Turismo Gastronómico (97), Turismo Sustentável (79, Turismo Inovador (55) e Turismo Inclusivo (29).

No que respeita à proveniência dos projetos, a maioria dos candidatos a esta 6ª edição representam a região Norte do país (93), logo seguida de Lisboa e Vale do Tejo (86), Centro (65), Açores (46), Algarve (43), Alentejo (38) e Madeira (26).

Promover, incentivar e distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do sector em Portugal é o grande objetivo do PNT - Prémio Nacional de Turismo, uma iniciativa do Expresso e do BPI.

As candidaturas apresentadas nas diversas categorias serão de novo avaliadas pela Deloitte, por Comités Técnicos e por um Júri, até dia 30 setembro. As reuniões de comités e do júri decorrem em outubro e novembro. Apurados os vencedores, a entrega de prémios decorre no mês de novembro.

A inovação, a sustentabilidade e a formação são alguns dos critérios transversais utilizados para essa avaliação e eleição dos vencedores. O PNT premeia empresas, projetos públicos e personalidades que se distingam nas cinco categorias definidas mas também reconhece quem se tenha destacado no último ano, em virtude do trabalho desenvolvido no setor, com o Prémio Personalidade.

Razão Restaurante

Recorde-se que em 2023, o prémio bateu o recorde de candidaturas, com um total de 768 distribuídas pelas cinco categorias. Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel e o AgitÁgueda Art Festival foram premiados ex aequo na categoria Turismo Autêntico, o Restaurante Razão por Octávio Freitas, na Madeira, foi vencedor na categoria Turismo Gastronómico, Único - Um projeto Este Oeste e Semear, em Lisboa, conquistou o prémio Turismo Inclusivo, o projeto Ultra Blue Island by Azores Trail Run ganhou na categoria de Turismo Inovador e, na categoria Turismo Sustentável AQUA+Hotéis - Água na medida certa e Boom Festival 2022 foram também vencedores ex aequo.

Grande novidade do PNT 2023 foi a atribuição do Prémio Personalidade pela primeira vez e em substituição do Prémio Carreira. Luís Araújo, que exerceu a função de presidente do Turismo de Portugal entre fevereiro de 2016 e junho de 2023, foi o escolhido pelo Júri do PNT.

A iniciativa do Expresso e do BPI conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e do Mar, o apoio institucional do Turismo de Portugal, I.P., e o apoio técnico da Deloitte.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate