Reforço da "manutenção" é "prioridade do presente e do futuro" das Forças Armadas, defende Marcelo
CARLOS BARROSO
Presidente encontrou-se com Pedro Santana Lopes na competição de surf que decorre em Peniche, onde salientou a importância deste evento para a promoção de Portugal
O Presidente da República não quis comentar em concreto o caso dos 13 militares que se recusaram a embarcar numa missão da Marinha, mas aproveitou a ocasião para salientar como a manutenção de equipamento tem de ser uma prioridade do presente e do futuro das Forças Armadas Portuguesas.
“Sem manutenção há riscos de degradação das capacidades miltiares portuguesas”, avisou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, à margem da visita à prova de elite da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre na Praia de Supertubos, em Peniche. A manutenção é “ uma das prioridades no presente e no futuro próximo”, não só na Marinha, mas nos outros ramos, reforçou o chefe de Estado.
Marcelo considera que o Orçamento para 2023 “já reforçou muitíssimo a manutenção”, mas adiantou que a Lei de Programação Militar, que ainda está em preparação, “vai reforçar o financiamento da manutenção” de equipamento militar. Como o Expresso adiantou em janeiro, só na Marinha faltam 33 milhões de euros para manutenção
Quanto ao caso em concreto que aconteceu no fim-de-semana, o PR diz que está a acompanhar e que aguardará pelas investigações. “Tenho acompanhado, como imaginam, tudo o que se tem passado, em contacto com a senhora ministra da Defesa Nacional, e por um lado está em curso uma fiscalização, que deve ter começado, com uma equipa que seguiu para a Madeira e que chegou lá hoje, para verificar o que se passa com o navio, e por outro lado o apuramento do porquê da atitude dos militares, que apresentaram um conjunto de razões para fundamentarem a sua posição”, afirmou Marcelo, que visitou a praia acompanhado por Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Os dois políticos foram muito saudados pela pessoas que estão a assistir às provas e tiraram várias fotos e selfies. O Presidente da República salientou a importância da MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito principal da WSL, para a promoção de Portugal. A prova arrancou no sábado e o período de espera decorre até 16 de março.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes