Exclusivo

Partidos

“Vitória da decência” e “devolução do humanismo”: esquerda aplaude chumbo da Lei dos Estrangeiros no TC, Governo diz que “não irá desistir”

José Luís Carneiro e Luís Montenegro
José Luís Carneiro e Luís Montenegro
Filipe Amorim/Lusa

O diploma foi chumbado pelo Tribunal Constitucional por inconstitucionalidade e vetado pelo Presidente da República. O PSD e o CDS garantem que vão apresentar os “devidos ajustes” no regresso ao Parlamento, sem desistir de uma lei “fundamental para o país”

Depois das críticas dos partidos da esquerda à Lei dos Estrangeiros, proposta pelo Governo, seria de esperar que o chumbo do Tribunal Constitucional (TC) e o veto do Presidente da República fossem lidos como uma vitória política. E assim foi. “Uma vitória para a decência, uma “boa notícia” ou a “devolução do humanismo” foram algumas das reações dos partidos à esquerda logo após ser conhecida a decisão do TC, esta sexta-feira, que considerou inconstitucionais cinco normas do decreto do Parlamento que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate