Exclusivo

Partidos

Liberais reúnem-se para discutir estatutos: poder da direção separa as duas propostas

Liberais reúnem-se para discutir estatutos: poder da direção separa as duas propostas
NUNO BOTELHO

A VIII Convenção da Iniciativa Liberal (IL) realiza-se este fim de semana no Europarque, em Santa Maria da Feira, para discutir e votar os estatutos e o novo programa político do partido. O debate promete ser quente sobre duas propostas opostas, uma ligada à direção que reforça os seus poderes e outra alternativa que reduz o peso da direção

Liberais reúnem-se para discutir estatutos: poder da direção separa as duas propostas

Liliana Coelho

Jornalista

Cerca de mil liberais reúnem-se este sábado e domingo no Europarque, em Santa Maria da Feira, para discutirem e votarem os estatutos e o novo Programa Político do partido. A VIII Convenção da Iniciativa Liberal (IL) decorrerá como habitualmente em formato híbrido (presencialmente e online), antecipando-se um debate quente sobre duas propostas de alteração de estatutos antagónicas, uma ligada à direção que reforça os seus poderes e outra alternativa que reduz o peso da direção e promove a descentralização.

Por isso, esta convenção é vista por alguns membros como uma moção de confiança e pontapé de saída para a recandidatura de Rui Rocha, mas também rampa de lançamento para a eventual candidatura de Tiago Mayan à direção da IL na Convenção eletiva, em janeiro de 2025. Apesar de ambos poderem sair derrotados caso não seja aprovada nenhuma das propostas, visto que é necessário que ⅔ votem a favor e o partido mostra-se dividido.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate