A cabeça de lista do PS por Coimbra, Ana Abrunhosa, abandonou um debate que juntava vários partidos, na Universidade de Coimbra, logo após a intervenção do candidato do Chega, que considerou racista e xenófoba.
António Pinto Pereira, cabeça de lista do Chega pela região, falava sobre a população imigrante em Portugal e referiu-se depois às mulheres como uma das camadas mais frágeis da sociedade.
A atual ministra da Coesão acabou por abandonar a sala, recusando-se a participar em “discursos xenófobos”. O momento foi gravado por uma das pessoas que assistia na plateia.
“Peço imensa desculpa, tenho imenso respeito por vocês, mas eu recuso-me a participar em discursos xenófobos”, disse Ana Abrunhosa, abandonando em seguida a sala.
Em reação, Pinto Pereira acusou o PS de má interpretação ideológica e política das suas palavras. O cabeça de lista do Chega por Coimbra recusou ter dito que as mulheres são frágeis e acusou Ana Abrunhosa de “aproveitamento político”.
“Houve aqui uma má interpretação ideológica e política do PS, porque eu não disse que as mulheres eram frágeis. Eu disse que nós protegemos as mulheres, que é uma coisa diferente. Defender os jovens, defender as mulheres, defender os idosos, defender as pessoas do nosso país, uma a uma, qual é o problema político? Expliquem-me lá. Fez-se aqui um aproveitamento político e ideológico que é infame. Defendo as mulheres porque entendo que são muito mais importantes e valiosas do que os homens, ponto final”, disse.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt