Europeias 2024

Assis, Costa ou Catarina Mendes? Pedro Nuno Santos “não efetuou qualquer convite” para europeias

Assis, Costa ou Catarina Mendes? Pedro Nuno Santos “não efetuou qualquer convite” para europeias
Ana Baiao

Com reunião do partido marcada para segunda-feira para fechar as listas às eleições europeias, o líder do PS “não efetuou qualquer convite” para “nenhum lugar”, assegura fonte oficial do partido

Assis, Costa ou Catarina Mendes? Pedro Nuno Santos “não efetuou qualquer convite” para europeias

Eunice Lourenço

Editora de Política

De Francisco Assis a António Costa ou Ana Catarina Mendes, são vários os nomes ouvidos entre corredores para encabeçar a lista às eleições europeias de 9 de junho. Contudo, não será para já que a dúvida será desfeita. A um dia da reunião do PS sobre os candidatos a enviar para Bruxelas, a equipa de Pedro Nuno Santos garante que ainda não foi formalizado “qualquer convite”. “O líder do PS está a fechar o perfil de todos os candidatos com critério e ponderação e não efetuou qualquer convite ainda para nenhum lugar na lista às europeias”, garantiu ao Expresso fonte oficial do PS.

O secretário-geral socialista terá preferido reunir primeiro com os órgãos internos do partido antes de testar disponibilidades dos potenciais candidatos socialistas.

O PS irá reunir a Comissão Política do partido na próxima segunda-feira, dia 22, às 21h, exatamente com objetivo de fechar as listas para as eleições europeias, cerca de um mês antes de arrancar a campanha eleitoral. Além disso, o maior partido da oposição vai aproveitar a ocasião para “analisar a situação política”.

Na passada quinta-feira, dia 18, Pedro Nuno Santos garantiu que a especulação quanto às escolhas socialistas estava prestes a chegar ao fim, já que bastavam “dias” para ser conhecida a decisão.

António Costa seria um dos nomes socialistas entre as possibilidades para encabeçar a lista a Bruxelas. Contudo, dependeria das implicações da Operação Influencer na corrida à liderança do Conselho Europeu, cargo preferencial para o ex-primeiro-ministro. Também Francisco Assis e Ana Catarina Mendes, antiga Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, são outros dois nomes que parecem estar entre as opções primordiais do núcleo socialista.

Além do PS, apenas a AD e o PAN mantêm o cabeça de lista às europeias por revelar. Os sociais-democratas e o CDS reúnem os respetivos conselhos nacional também na segunda-feira para discutir e votar os nomes a concorrer para os lugares em Bruxelas. Rui Moreira, autarca do Porto, parece ser uma das possibilidades que mais reune consenso no PSD e CDS, apesar da oposição do líder da bancada municipal laranja.

No Chega, as listas às europeias são encabeçadas pelo antigo diplomata António Tânger Corrêa. A Iniciativa Liberal e o Bloco de Esquerda apostaram nos anteriores líderes elegendo João Cotrim de Figueiredo e Catarina Martins, respetivamente. Os comunistas escolheram João Oliveira para tentar manter, pelo menos, um dos dois lugares. E o Livre elegeu o estreante Francisco Paupério, no passado sábado, depois de alguma polémica no método de votações.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate