Exclusivo

Eleições na Madeira 2023

16 inaugurações, 1222 candidatos e apenas uma cabeça de lista: os números das eleições na Madeira

16 inaugurações, 1222 candidatos e apenas uma cabeça de lista: os números das eleições na Madeira
Juergen Sack

Este domingo há eleições na Madeira, que podem trazer mudanças para os partidos, tanto a nível regional como nacional. Inaugurações de obras e novos espaços de Miguel Albuquerque marcaram parte da campanha. Mas há outros números para conhecer, como o de mulheres cabeças de lista ou os orçamentos dos partidos

47 lugares

A Assembleia Legislativa da Madeira tem 47 assentos, que atualmente estão distribuídos por cinco partidos. O PSD elegeu 21 deputados e juntou-se aos 3 do CDS para chegar ao número que dá maioria (24). Há depois 19 deputados do PS, 3 do Juntos Pelo Povo e 1 do PCP.

As eleições deste domingo deverão trazer mudanças a este parlamento e, muito provavelmente, mais partidos. O Chega é o que tem, segundo as sondagens, mais hipóteses de passar a ter representação na Madeira, mas também Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda, ou até o PAN, podem conseguir eleger um deputado.

No caso da atual maioria de PSD e CDS, decidiram ir juntos desta vez. E voltam a procurar chegar a essa maioria absoluta.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jdcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate