Autárquicas 2025

Rejeitada candidatura de António Araújo ao Porto por falta de assinaturas

Rejeitada candidatura de António Araújo ao Porto por falta de assinaturas
FERNANDO VELUDO

António Araújo diz que vai recorrer ao Tribunal Constitucional e fala em "forças mais ou menos ocultas" que tentam impedi-lo de avançar à Câmara Municipal do Porto.

As candidaturas apresentadas por António Araújo à Câmara do Porto e à Assembleia Municipal foram rejeitadas pelo Tribunal da Relação por falta de assinaturas, revelou esta sexta-feira o cabeça de lista do movimento independente "Porto com Porto".

À Lusa, o médico explicou que já sabem desta decisão há dois dias e que, à data, pediram uma recontagem das assinaturas, que souberam esta sexta-feira que foi negada. "Nós entregamos o número necessário legalmente exigível de assinaturas e o Tribunal refere-nos um número muito díspar relativamente àquilo que nós entregamos. Nós pedimos a recontagem do número de assinaturas(...) e a senhora doutora juíza veio-nos negar essa recontagem, esse direito básico que nós temos", revelou.

António Araújo, que diz que numa segunda fase a sua campanha entregou "mais 250 folhas com assinaturas", vai recorrer ao Tribunal Constitucional.

As listas que apresentou a duas freguesias, Centro Histórico e Ramalde, foram aceites, mas o independente fala em "forças mais ou menos ocultas" que tentam impedi-lo de avançar à Câmara Municipal do Porto.

António Araújo entregou as listas às autárquicas a 18 de agosto. Para além do próprio, que é o cabeça de lista da candidatura do movimento independente "Porto com Porto", seguiam-se como candidatos à vereação alguns nomes como Francisca Moutinho Ribeiro da Silva e Sousa, Inês Cunha Jorge, Eduardo Carqueja e Ana Paula Ferreira de Brito.

O seu candidato à presidência da Assembleia Municipal é Manuel Alberto Ramos Maçães.

A Lusa solicitou na passada quarta-feira acesso aos processos de impugnações, pedido que foi indeferido pelo Tribunal da Relação do Porto.

Concorrem à Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU -- coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (movimento independente), António Araújo (movimento independente), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (Partido Liberal Social).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate