Política

Morreu Vasco Rocha Vieira, último governador de Macau

Vasco Rocha Vieira, último governador português em Macau
Vasco Rocha Vieira, último governador português em Macau
Viviane Moos

Tenente-general Vasco Rocha Vieira, que foi também ex-ministro da República para os Açores, morreu aos 85 anos. O Presidente da República disse que Rocha Vieira foi "um dos mais ilustres oficiais do Exército Português na transição para a Democracia e nas primeiras décadas da sua afirmação"

Cátia Barros

Jornalista

Morreu Vasco Rocha Vieira, último governador de Macau

João Pedro Barros

Editor Online

Morreu o tenente-geral Vasco Rocha Vieira, último governador de Macau (entre 1991 e 1999), informa a Renascença, que confirmou a notícia junto do porta-voz do Exército.

O tenente-general Vasco Rocha Vieira, que foi também ex-ministro da República para os Açores, morreu aos 85 anos. Além disso, foi Chefe do Estado-Maior do Exército.

O Presidente da República manifestou o "mais profundo pesar pelo falecimento do Senhor General Vasco Rocha Vieira", lê-se em nota publicada no site da Presidência. Rocha Vieira é descrito como "um dos mais ilustres oficiais do Exército Português na transição para a Democracia e nas primeiras décadas da sua afirmação."

"O simbolismo do momento da transferência da administração portuguesa para a chinesa permanecerá na memória de muitos portugueses como um exemplo de sentido de Estado, sentido de serviço da causa pública e de marcado patriotismo", destaca o Presidente da República.

Vasco Rocha Vieira nasceu em Faro (Lagoa) no ano de 1939. Em 1956, no Colégio Militar, recebeu o prémio Alcazar de Toledo por ser o finalista com melhor avaliação de entre todos os alunos, tendo-se licenciado em Engenharia Civil.

Em 2015,foi condecorado por Cavaco Silva coma Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cbarros@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate