Política

Von der Leyen adia apresentação das pastas dos comissários

Von der Leyen adia apresentação das pastas dos comissários
Philipp von Ditfurth/Reuters

A presidente da Comissão Europeia vai adiar a apresentação da sua nova equipa. A distribuição de pastas, incluindo de Maria Luís Albuquerque, só será, afinal, apresentada na próxima semana, em Estrasburgo

Von der Leyen adia apresentação das pastas dos comissários

Susana Frexes

Correspondente em Bruxelas

O novo executivo comunitário e as respetivas pastas deveriam ser apresentados esta quarta-feira aos líderes dos grupos políticos, mas, ao que o Expresso apurou, os eurodeputados foram informados esta terça-feira de manhã de que, afinal, Ursula von der Leyen já não vai fazer a apresentação.

Segundo duas fontes, entre as razões para o adiamento está a nomeação da comissária da Eslovénia, que terá de ser aprovada pelo Parlamento daquele país, o que não deverá ocorrer antes de sexta-feira. O primeiro-ministro Robert Golob tinha começado por apresentar um candidato a comissário, mas por pressão de Von der Leyen, que quer ter paridade no executivo, o nome acabou por ser retirado. Falta agora escolher o novo nome feminino.

Outras fontes também dão conta de que a presidente da Comissão não está preparada para apresentar a restante distribuição de pelouros. Haverá pressão do grupo socialista para que o comissário luxemburguês indicado pelo Governo de Luc Frieden, Christophe Hansen, seja substituído pelo atual comissário Nicolas Schmitt, que foi cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias.

Ursula von der Leyen ganha, assim, uma semana para finalizar a arquitetura da Comissão e decidir as pastas, incluindo a de Maria Luís Albuquerque. A portuguesa está na luta por um portefólio económico. O anúncio da alemã será feito durante a sessão plenária, na próxima semana, em Estrasburgo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate