Política

Marcelo anuncia exoneração de António Costa para dia 7, após o Conselho de Ministros

Marcelo anuncia exoneração de António Costa para dia 7, após o Conselho de Ministros
TIAGO MIRANDA

Presidente da República admite vetar alguns dos decretos sobre ordens profissionais, o que obrigará a confirmação pelo Parlamento, que só será dissolvido a 15 de janeiro

O Presidente da República avançou este sábado que a demissão formal do Governo vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro. “Prolonguei um bocadinho mais para terminar algumas votações referentes ao PRR”, explicou Marcelo Rebelo de Sousa, que confirmou ainda que a dissolução do Parlamento ocorrerá a 15 de janeiro - de modo a, entre outras coisas, precaver a possibilidade de um veto ao estatuto das ordens profissionais.

“Depois de votado o Orçamento, começa a redação do mesmo, que se prolongará até ao Natal… espero que não chegue ao fim do ano”; disse Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente revelou ainda que já promulgou os estatutos de “oito ou nove” ordens profissionais e admitiu que poderá chumbar “outras tantas” - e desse modo quer dar tempo ao Parlamento para reagir a esses vetos. “Serei muito aberto e generoso em relação ao Governo de gestão”, afirmou o Presidente, referindo várias vezes o PRR.

Na visita ao Banco Alimentar contra a Fome, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se preocupado com o número crescente de portugueses que trabalham e não conseguem sair da situação de pobreza. "Temos de crescer mais do que estamos a crescer e distribuir melhor aquilo que é a riqueza criada... Esta campanha dirige-se a meio milhão de pessoas", revelou o Presidente. “Há uma pobreza nova, é verdade, mas diria que a pobreza mais chocante é a de crianças e idosos, é ai que está a grande fixa da pobreza.”

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate