João Cotrim de Figueiredo será mesmo o cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) para as eleições europeias em junho do próximo ano. O nome do ex-presidente dos liberais, que era apontado para o Parlamento Europeu (PE) desde que deixou a liderança da Iniciativa Liberal (IL), foi validado pelos conselheiros na reunião do Conselho Nacional (CN) que decorre este domingo num hotel em Lisboa.
Após discussão interna, o candidato foi consensual, contando com 58 votos a favor, três abstenções e um voto contra. Como o Expresso noticiou, o nome de Cotrim de Figueiredo foi proposto pela Comissão Executiva (CE), através de um email enviado esta segunda-feira aos conselheiros.
“Este ponto tinha sido agendado antes da situação política ter-se alterado, mas mantém-se dada a importância estratégica das eleições europeias para a IL. A necessidade de ocupar esse espaço no panorama político e iniciar a preparação dessas eleições para fazer eleger uma voz liberal também para o parlamento europeu, elegendo assim para todos os parlamentos num período de cinco anos, justifica o partido.
Os liberais sublinham o “papel determinante” e “decisivo” do primeiro deputado da IL no “crescimento do partido” e na “afirmação da sua identidade e cultura no país”. “É uma honra para a IL poder continuar a ter o seu contributo e a sua ajuda para afirmar as ideias liberais em batalhas eleitorais futuras, quer em Portugal quer na Europa”.
No mail enviado aos conselheiros, a que o Expresso teve acesso, a direção da IL apelava ao CN para apoiar o nome proposto, “sem prejuízo da deliberação, numa fase posterior e em tempo útil, do programa eleitoral e da lista de candidatos”.
“Nesta fase, tendo em conta a especificidade desta eleição, que conta com um único círculo nacional, e considerando a necessidade estratégica de a IL ocupar o seu espaço no panorama político atual face a esta importante eleição, é intenção da Comissão Executiva (CE) apresentar de imediato João Cotrim de Figueiredo como cabeça de lista às eleições ao Parlamento Europeu (PE)”, pode ler-se na proposta da direção.
O nome de Cotrim para cabeça de lista para as Europeias era o “segredo mais mal guardado” da IL, depois de muita especulação desde que deixou a liderança do partido e de o próprio se ter manifestado disponível para esse desafio. O nome do primeiro deputado liberal para o lugar foi sempre consensual entre os liberais, mas há quem defendesse que o timing do anúncio não era oportuno face à atual situação política e quem considerasse que Cotrim devia integrar as listas para as Europeias e Legislativas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt