Inês de Sousa Real acaba de ser reeleita porta-voz do PAN, no IX Congresso do PAN, com 73% dos votos de delegados. A lista da deputada única à Comissão Política Nacional (CPN) venceu a eleição com 97 votos e terá 20 mandatos, enquanto a lista de Nelson Silva contou com 35 votos e terá sete lugares no órgão. O anúncio do resultado foi feito pela presidente da mesa, Maria Alexandra Reis Moreira, sob fortes aplausos.
Sem surpresa, a atual líder venceu a corrida interna por larga maioria, uma vez que contava com o apoio de cerca de 70% dos delegados à reunião magna.
Na eleição para o Conselho de Jurisdição, a lista A, de Sousa Real, obteve 98 votos (3 mandatos), já a lista BMais PAN, Agir para renovar" registou 34 votos (um mandato). O universo de votantes foram 133 delegados, segundo a presidente da mesa.
Mal foi conhecido o resultado, Nelson Silva deixou por instantes o auditório da Escola Básica de Matosinhos, depois de uma reunião magna tensa que foi marcada por interrupções, forte contestação e acusações de "falta de democracia interna" por parte da lista alternativa.
Sousa Real foi eleita pela primeira vez porta-voz do PAN, sucedendo a André Silva, no VIII Congresso dopartido, que se realizou a 5 e 6 de junho de 2021 em Tomar. O anterior dirigente foi a ausência mais notada, mas não surpreendeu a maioria dos delegados depois de duras críticas à sua sucessora, após o desaire nas legislativas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes