Exclusivo

Política

A eleição da continuidade, o liberalómetro, muitos atrasos e outros momentos do fim-de-semana liberal

A eleição da continuidade,  o liberalómetro, muitos atrasos e outros momentos do fim-de-semana liberal
NUNO BOTELHO

Num fim-de-semana dividido entre críticas internas e ao Governo e intervenções exaltadas, decidiu-se um novo líder para a Iniciativa Liberal. Cotrim de Figueiredo queria deixar a liderança a Rui Rocha e assim foi. Rui Rocha foi eleito com 51,7% dos votos. Além das eleições, os discursos dos candidatos e temas como as “juventudes partidárias” e as “minorias” marcaram os dois dias de convenção que começou atrasada e acabou sete horas depois do esperado

Depois de passar de um deputado único para um grupo parlamentar de oito membros, a Iniciativa Liberal enfrentou a sua primeira disputa interna à liderança. Rui Rocha foi o vencedor das eleições, com 51,7% dos votos, sucedendo a João Cotrim de Figueiredo. As reações da sala, ao longo dos dois dias, demonstraram uma disputa renhida entre Rui Rocha, desde o início apoiado por Cotrim, e Carla Castro, vista como rutura da última liderança – que se veio a confirmar no resultado das eleições, com uma diferença de apenas 7,7 pontos percentuais entre ambos. Enquanto Carla Castro conquistou 44% do eleitorado, José Cardoso reuniu 4,3% dos votos.

Recuando até ao primeiro dia da convenção, os olhos dos cerca de 300 liberais presentes no Centro de Congressos de Lisboa, em Alcântara, estiveram postos em Cotrim de Figueiredo e no seu último discurso enquanto líder do partido. O agora “membro-base” dos liberais garantiu manter-se “disponível” para a causa . Os membros da IL aproveitaram também a reunião magna para discutir vários temas através das moções setoriais – uns que causaram mais agitação nas bancadas do que outros. Aqui ficam cinco momentos que marcaram os dois dias da convenção que terminou na continuidade da linha política do partido.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate