Exclusivo

Política

Revisão constitucional avança: PS vai a jogo com um projeto de “meio-termo”

Montenegro e Costa na primeira reunião depois do início de funções do líder do PSD
Montenegro e Costa na primeira reunião depois do início de funções do líder do PSD
NUNO FOX

Depois de o PSD ter assumido que ia avançar com um projeto de revisão constitucional, o PS também decidiu ir a jogo. Deputados socialistas prepararam projeto mais amplo, mas António Costa encurtou. Ainda assim, mexidas vão mais longe do que apenas no tema dos metadados e na lei de emergência sanitária. Projeto será apresentado amanhã após reunião da Comissão Política

O PS vai apresentar esta quinta-feira um projeto de revisão constitucional, alinhando assim no processo que foi aberto pelo Chega e ao qual o PSD e a Iniciativa Liberal já assumiram que se vão juntar. O tema, sabe o Expresso, foi tratado nas duas últimas reuniões do secretariado nacional socialista, que deu luz verde à cúpula máxima do partido para avançar com uma proposta de revisão geral da Constituição. Um grupo de deputados do PS começou então, “há cerca de três semanas”, a trabalhar num projeto amplo, e António Costa, que só queria uma mexida cirúrgica, aceitou uma solução descrita ao Expresso como de “meio-termo”.

“Vamos entrar num processo de revisão constitucional, isso é certo”, ouve o Expresso de fonte do partido, antecipando que vem aí mais um acordo de regime entre o PS e o PSD, partidos necessários para qualquer avanço nesta matéria. O primeiro-ministro e secretário-geral do PS vai anunciar isso mesmo na intervenção de abertura da reunião da Comissão Política do PS (aberta aos jornalistas), que foi marcada para esta quinta-feira à noite e que, apesar de ter como tema “análise da situação política”, será dedicada em grande medida ao tema da Constituição. O líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, irá apresentar logo de seguida - ainda durante a noite de quinta-feira - o conteúdo da proposta numa conferência de imprensa.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas