O Presidente da República não quer, para já, comentar a decisão do Governo sobre as localizações dos futuros aeroportos que devem servir a capital portuguesa. "Preciso de perceber os pormenores políticos, jurídicos e técnicos da solução", disse Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, onde esta tarde recebeu vários representantes estrangeiros que participam na Conferência dos Oceanos.
Um dos pontos da decisão do Governo implica a alteraçã da lei que condiciona a construção do aeroporto a um parecer prévio por parte dos municípios envolvidos. Por isso, o PR também diz que tem de perceber o que "implica ou não de alteração da lei que é uma lei de bases".
Marcelo quer "perceber os contornos exactos da decisão", mas acabou por reconhecer que pelo que já percebeu "é uma solução a dois tempos", Respondeu várias vezes: "Vou ver, não queria comentar agora." E ainda: "Não vou comentar uma matéria que não estou à vontade para comentar."
Quanto a conhecer ou não que o governo preparava uma decisão, o Presidente não se comprometeu, nem respondeu de forma direta. "Ao longo do tempo fui falando com o primeiro-ministro e com os partidos" sobre este assunto, disse. E concluiu: "Deve ser das questões mais faladas ao longo dos últimos anos."
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt