Marcelo nomeia Gouveia e Melo chefe do Estado-Maior da Armada

A tomada de posse realiza-se na próxima segunda-feira, dia 27 de dezembro, às 15 horas
"Sob proposta do Governo, com parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e após audição do Conselho do Almirantado, o Presidente da República vai nomear Chefe do Estado-Maior da Armada o Senhor Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo e promovê-lo ao posto de Almirante", lê-se no portal da Presidência, em nota desta quinta-feira.
"A posse do futuro CEMA realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 27 de dezembro, às quinze horas, de acordo com as regras adotadas pela Presidência da República nas posses conferidas em pandemia", refere-se ainda.
Marcelo Rebelo de Sousa "entendeu ser chegado o tempo de proceder à referida exoneração" de António Mendes Calado. O PR "agradece e louva o muito qualificado desempenho do Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada", que será condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo pela "brilhante carreira".
Trata-se da confirmação da notícia avançada há dois dias, que dava conta de que o nome de Gouveia e Melo seria proposto pelo Governo a Marcelo Rebelo de Sousa, no Conselho de Ministros desta quinta-feira.
O processo estava congelado desde o fim de setembro, quando o Presidente da República travou a proposta governamental de exoneração de Mendes Calado para este ser substituído por Gouveia e Melo. O vice-almirante tinha então cessado as suas funções à frente da ‘task force’ da vacinação contra a covid-19.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt