Exclusivo

Política

Candidatos do PSD medem forças em dérbi da Invicta: Rangel arranca com campanha no Porto dois dias após Rio formalizar candidatura em 'casa'

Candidatos do PSD medem forças em dérbi da Invicta: Rangel arranca com campanha no Porto dois dias após Rio formalizar candidatura em 'casa'
TIAGO MIRANDA

Depois da apresentação da candidatura em Lisboa, Paulo Rangel tem encontro marcado este domingo no Palácio da Bolsa, ação de campanha aberta a dirigentes partidários, militantes e simpatizantes. Já Rui Rio optou por formalizar a ida a votos no seu hotel-talismã na zona da Boavista, onde levou a melhor nas duas últimas diretas à liderança do PSD

Candidatos do PSD medem forças em dérbi da Invicta: Rangel arranca com campanha no Porto dois dias após Rio formalizar candidatura em 'casa'

Isabel Paulo

Jornalista

Após ter prometido “ser um líder do PSD a 100% com os dois pés em Lisboa”, Paulo Rangel escolheu o Porto para lançar a sua primeira ação de campanha às diretas do partido, marcadas para 4 de dezembro. O encontro aberto a dirigentes partidários, militantes e simpatizantes da sociedade civil, está agendado para domingo, no Palácio da Bolsa, pelas 17h.

“Este será a primeira ação de contacto do candidato alargada aos seus apoiantes”, refere ao Expresso Pedro Esteves, diretor de campanha de Paulo Rangel, encontro que promete ser de “casa cheia”. Fonte da candidatura avançou ao Expresso que o eurodeputado faz questão de apresentar as linhas programáticas para o futuro do PSD na sua cidade natal, onde mantém residência fixa e leciona na Universidade Católica.

“A formalização da ida a votos foi, naturalmente, em Lisboa, dado esta ser uma candidatura de âmbito nacional, que quer mobilizar e agregar os militantes de todo o país", refere fonte da candidatura, sem esconder que a ação de domingo servirá também “uma medição de forças” em relação a Rui Rio. Ao que o Expresso apurou “a esmagadora maioria” das 18 comissões políticas concelhias do Distrito do Porto já terá manifestado o seu apoio a Paulo Rangel.

Em comunicado, a Distrital do Porto, liderada pelo deputado e vereador da Câmara do Porto Alberto Machado, 17 autarcas e dirigentes locais elogiaram há uma semana a coragem e capacidade de liderança de Paulo Rangel, salientando as suas caraterísticas pessoais e políticas como a melhor “garantia para agregar o partido e ganhar o país”.

O líder da Distrital de Coimbra, Paulo Leitão, será um dos presentes na ação de Rangel no Palácio da Bolsa e também já manifestou o seu apoio ao eurodeputado, por entender que tem “as condições pessoais e políticas para unir, agregar e mobilizar o partido e apresentar um projeto político com visão de futuro”.

Também a jogar em casa, o presidente do partido e recandidato à liderança do PSD apresenta publicamente, esta sexta-feira, pelas 18h30, no Hotel Sheraton, no Porto, a sua recandidatura às eleições internas do partido. A formalização da terceira ida a votos a nível interno esteva inicialmente prevista para ser feita em Lisboa, “como seria normal, mas foi entendido como mais oportuno, nas atuais circunstâncias políticas internas, fazê-lo na cidade do Porto”, conforme adiantou em comunicado a candidatura de Rio.

Em Bruxelas, Paulo Rangel saudou esta quinta-feira o anúncio da recandidatura do líder social-democrata, sustentando ser “bom que haja alternativas democrática e visões estratégicas que se confrontam no tempo certo”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate