Exclusivo

Política

PS alinha com PSD para primeira revisão da Constituição em 16 anos

PS alinha com PSD para primeira revisão da Constituição em 16 anos
José Caria

Mote socialista será adaptar Constituição à experiência da pandemia, mas há mais pontos de contacto. Data das legislativas pode mudar. Referendo mais simples à regionalização também pode estar na calha

PS alinha com PSD para primeira revisão da Constituição em 16 anos

David Dinis

Diretor-adjunto

A Lei Fundamental do país estipula que pode haver uma revisão constitucional de cinco em cinco anos, mas há 16 anos que os partidos não se entendem sobre qualquer mudança — e há 26 que não fazem uma revisão profunda. Neste cenário, qual é a probabilidade de António Costa e Rui Rio se entenderem agora sobre uma revisão da Constituição? Alta.

O PSD lançou o desafio há uma semana em jeito de pré-aviso: Rui Rio apresentou as suas propostas, mas só as vai formalizar no final de setembro, já depois das eleições autárquicas, dando tempo ao PS para reagir; do lado do PS chegou um silêncio visto como “encorajador” pelos sociais-democratas: tendo em conta as recentes tiradas agressivas de Costa a Rio (e vice-versa), o silêncio foi visto como margem para negociar. E ao que apurou o Expresso com fontes socialistas, a vontade existe: os socialistas acham que é tempo de fazer alguns acertos na Constituição e já anotaram alguns pontos para discutir com o PSD numa mudança que exige acordo entre os dois partidos. De resto, o primeiro sinal já tinha sido deixado no Parlamento há um mês quando os dois partidos isolaram a proposta do Chega, sob compromisso de abrirem uma outra comissão eventual na AR depois das férias.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate