Rui Moreira, desvaloriza o comportamento dos adeptos e os desacatos que deram origem a quatro detenções.
À TSF, o Presidente da Câmara do Porto disse que o evento trouxe à cidade mais pontos positivos do que negativos e defendeu o governo das críticas do Futebol Clube do Porto (FCP), quando o clube pediu a demissão do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, pela dualidade de critérios sobre eventos desportivos em Portugal.
O também recandidato às próximas eleições autárquicas rejeitou falar com o Expresso, mas em declarações à TSF, respondeu às críticas do líder do PSD, dizendo não compreender porque é que “o Doutor Rui Rio não se manifestou muito preocupado quando aconteceram os festejos organizados pela Câmara Municipal de Lisboa e agora está preocupado com um evento internacional que foi organizado pelo Governo com a Federação Portuguesa de Futebol e com a liga de clubes no qual à Câmara Municipal do Porto apenas foi pedido apoio na receção aos adeptos que ontem chegaram e ontem se foram embora”.
Também em declarações ao jornal Público, acusou Rui Rio de “alguma portofobia ou desconhecimento”, sublinhando que as autoridades portuguesas tiveram apenas 12 dias para preparar este evento.
O líder da bancada social-democrata, que já este sábado havia também condenado a dualidade de critérios na organização de eventos desportivos, escreveu na sua página da rede social Twitter que houve “muita conversa politiqueira e muito pouca eficácia” da parte da Câmara do Porto e do governo.
Acredita que o que se passou no Porto foi “bem pior” do que os festejos do Sporting em Lisboa, depois da final do campeonato português de futebol, e por isso considera que o governo e o Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devem um pedido de desculpas aos portugueses.
Há uma semana, Rui Moreira garantia máxima segurança na final da Champions e sustentava que a cidade não ia ter “o que aconteceu em Lisboa”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jascensao@expresso.impresa.pt