Exclusivo

Política

PS admite propor comissão de inquérito ao Novo Banco

PS admite propor comissão de inquérito ao Novo Banco
TIAGO PETINGA / Lusa

Além do Bloco de Esquerda, o PS está a pensar dar o passo em frente e avançar para um inquérito parlamentar ao Novo Banco. Os socialistas querem, no entanto, que o âmbito seja mais abrangente e chegue a Ricardo Salgado.

PS admite propor comissão de inquérito ao Novo Banco

Liliana Valente

Coordenadora de Política

O novo ano parlamentar deverá começar com mais uma comissão focada num banco. Depois de o BE ter dito que iria propor uma comissão de inquérito ao Novo Banco, o PS está a ir pelo mesmo caminho, mas com âmbito alargado. "O PS pondera propor um inquérito parlamentar" ao Novo Banco, diz ao Expresso João Paulo Correia, coordenador dos socialistas na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, e que "recue" aos tempos do BES.

Para que tudo avance, falta acabar de estudar o relatório de auditoria que ontem chegou aos deputados. "Essa ponderação tem a ver com a análise detalhada da auditoria que ainda está a decorrer", acrescenta o deputado. Para que tenham os dados todos na mão, falta conhecer as partes que foram classificadas como confidenciais e receber do Governo a "chave de descodificação" quer permitirá aos deputados ligar credores a créditos, sem isso não conseguem perceber quais os casos envolvidos.

Apesar desta abertura a uma comissão de inquérito, o PS não quer que esta se concentre apenas no período do Novo Banco, mas que vá ao período de Ricardo Salgado enquanto presidente do BES, dado que, diz o deputado, a auditoria que foi entregue ao governo esta semana revela que 90% das perdas de quatro mil milhões do banco ocorreram ainda antes de este ser resolvido pelo Banco de Portugal. "Tem de ter um objeto mais amplo, que recue ao tempo do BES", diz João Paulo Correia. "Porque é importante analisar a resolução e a venda de 2015".

Os passos seguintes poderão ser dois: ou apresentar uma proposta própria ou negociar com o BE um objeto que satisfaça todas as partes. Com esta posição do PS, mesmo que condicionada à tal análise e a um âmbito diferente, parece quase certo que em 2020 começará uma nova comissão de inquérito a debruçar-se sobre o BES/Novo Banco.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate