O ministro francês das Finanças já falou com Mário Centeno, adianta uma porta-voz de Bruno Le Maire ao Expresso: "agradeceu-lhe calorosamente e felicitou-o pela qualidade do trabalho como presidente do Eurogrupo". Na conversa que decorreu já esta tarde, Le Maire sublinhou ainda "a excelente cooperação que Mário Centeno conseguiu construir com todos os ministros da Zona Euro, em particular aquando do acordo de 540 mil milhões de Euros fechado pelo Eurogrupo a 9 de abril".
O pacote de resposta imediata à crise, fechado já no final do mandato, é também um dos legados que lhe atribui o ministro alemão das Finanças. "Foi um trabalho realmente bem sucedido o do nosso colega", disse Olaf Scholz antes da videoconferência desta tarde entre os 27 ministros das Finanças (ECOFIN) e pouco depois de se ter ficado a saber que Centeno está mesmo de saída.
Já na rede social Twitter, Scholz acrescentou ainda que Centeno "é um bom amigo", que "fez um trabalho notável como ministro português das Finanças e como presidente do Eurogrupo" e desejou-lhe "sucesso para o futuro". Mas os agradecimentos e calorosas despedidas não ficaram por aqui e a corrida à sua sucessão pode, oficialmente, começar.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt