Política

As contradições do candidato Ventura

Forte crítico de Marcelo, André Ventura quer disputar uma segunda volta com o chefe de Estado

pedro nunes

O maior crítico do sistema político também não tem sido coerente

29 fevereiro 2020 10:00

“Eu gosto do tom ameaçador de António Costa, aquela forma de olhar para mim a dizer: ‘Nós resolvemos isto lá fora um dia destes’.” Foi assim que André Ventura se referiu ao primeiro-ministro no passado domingo, durante um jantar de apoio em Viseu. É neste tom coloquial mas ao mesmo tempo de desafio e de confronto que o líder do Chega — que anuncia oficialmente hoje, em Portalegre, a sua candidatura à Presidência da República — apresenta o seu discurso de forte ataque à classe política, entusiasmando a plateia e gerando risos. Enquanto candidato antissistema, Ventura ataca frequentemente os seus alvos favoritos — os governantes —, que, “com o tempo, viraram as costas ao povo que os elegeu”, apresentando-se agora como a alternativa da direita a Marcelo Rebelo de Sousa. Embora assuma esta atitude de crítica permanente, o deputado acumula um rol de incoerências.

Durante a campanha para as legislativas, Ventura defendeu o regime de exclusividade para deputados numa entrevista à Kuriakos TV, como avançou o “Polígrafo” da SIC. “Sim, eu vou estar em exclusividade, porque tenho de dar o exemplo, não pode ser só falar”, declarou na altura o então candidato a deputado do Chega. Mas Ventura recuou e garantiu depois que nunca defendera esse regime, uma vez que não queria desistir das suas funções de consultor na Finpartner e de comentador desportivo na CMTV. Ou seja, o deputado continua a contar com mais fontes de rendimento, além do salário enquanto parlamentar, como é assinalado no “Registo de Interesses” no site do Parlamento.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.