António Costa é primeiro, e o líder do PSD ainda está em negativo — mas é o que mais ganha popularidade. E Rui Rio tem outra vitória: passa Centeno no eleitorado à direita
Eis, finalmente, que chega uma boa notícia para Rui Rio: depois das derrotas nas europeias e legislativas, e agora que foi reeleito para mais dois anos de mandato, é o líder partidário que mais sobe em popularidade na sondagem Expresso/SIC de fevereiro. Não é ainda suficiente para ser... suficiente: o presidente do PSD está nos 4.4 da escala (que vai de zero a 10) e longe de António Costa, que segue na frente com 5,6. Mas uma subida é uma subida — e esta é significativa: passa de 3,7 para 4,4, passando assim André Silva e Jerónimo de Sousa e colando-se a Catarina Martins (apenas 0,2 pontos atrás da líder do Bloco de Esquerda).
Melhor ainda: visto da perspetiva dos simpatizantes da direita (teoricamente o seu eleitorado potencial), Rui Rio entra agora em território positivo: passa dos 5 para os 5,6, destacando-se de António Costa (que até sobe aos olhos da direita, dos 4,6 para os 4,9), e acaba por ultrapassar Mário Centeno, que na sondagem de outubro tinha mais simpatizantes à direita do que o líder do maior partido deste lado do espectro.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt