
Desvinculação da deputada está iminente. Livre não acredita que Joacine fique no Parlamento até 2023
Desvinculação da deputada está iminente. Livre não acredita que Joacine fique no Parlamento até 2023
Jornalista
O corte definitivo foi consumado pela própria Joacine Katar Moreira na véspera da polémica votação sobre Gaza. Uma discussão mais acesa entre a deputada e a direção do Livre aconteceu no dia 21 de novembro, dando origem ao fim de relações entre as duas partes. Mais tarde, naquele dia, Joacine Katar Moreira informou o Grupo de Contacto que seria criado um outdoor apenas com a imagem de Aristides de Sousa Mendes, enquanto a direção defendeu — apesar do projeto de resolução do partido para o corpo do cônsul português ser trasladado para o Panteão — que era mais importante apostar num cartaz sobre a vertente da esquerda verde europeísta. Resultado? A deputada enviou um e-mail à direção colegial manifestando “profunda desilusão” com o “jogo de bastidores” e pelo “desrespeito” e “incómodo” que dizia sentir, e decidiu “cessar” o diálogo com o grupo. Entretanto, Joacine também bloqueou alguns colegas do partido no Facebook. Agora, o divórcio deve consumar-se de vez.
Aquele foi apenas um dos episódios que conduziu ao ponto de ebulição em que se encontra o Livre, que realiza este fim de semana, em Lisboa, o IX Congresso do partido para eleger os órgãos nacionais para os próximos dois anos: Grupo de Contacto (direção), Assembleia, órgão máximo entre congressos, e Conselho de Jurisdição. Mas todas as atenções estão voltadas para a retirada da confiança política à deputada, que deverá ser aprovada. Se não for agora, terá luz verde em breve nos novos órgãos. O mal-estar interno não é recente, já provocou dissidências, e a cisão entre a deputada e o partido parece inevitável. Durante o impasse, Joacine remete-se ao silêncio. Confrontado pelo Expresso no Parlamento, Rafael Esteves Martins, assessor da deputada, recusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre se Joacine vai ao congresso ou se fica como deputada não inscrita.
Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.
Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt