Reunião extraordinária para discutir condecorações de Joe Berardo já tem data
Conselho das Ordens Nacionais, presidido por Manuela Ferreira Leite, reúne-se esta sexta-feira à tarde para discutir a polémica em torno das condecorações atribuídas a Joe Berardo, apurou o Expresso
A convocatória já seguiu para os membros do Conselho das Ordens Nacionais. A chanceler agendou a reunião extraordinária horas depois de se saber que o Presidente da República encara positivamente a hipótese de o caso Berardo vir a ser avaliado pela Conselho das Ordens.
Em cima da mesa está a discussão sobre a possibilidade de virem a ser retiradas as condecorações ao empresário, tendo em conta a intervenção de Berardo no Parlamento, na comissão de Inquérito à Caixa Geral de depósitos.
Oficialmente cabe ao Conselho da Ordem elaborar as listas para as condecorações e é também o Conselho que avalia em que circunstâncias, além dos casos de condenação, é que se pode considerar a retirada das condecorações.
Joe Berardo foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante em 1985. Em 2004 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante.