Política

Rui Rio diz que está tudo em aberto sobre regionalização

Rui Rio
Rui Rio
HUGO DELGADO/LUSA

Depois de o Expresso ter noticiado, este sábado, que PS e PSD preparam terreno para a hipótese de voltar a um processo de regionalização, Rio diz esperar pelo resultado do trabalho de uma comissão criada para o efeito

O presidente do PSD, Rui Rio, disse este sábado estar "tudo em aberto" sobre a regionalização ou descentralização do país e que só em julho será conhecida a proposta da comissão criada no parlamento para estudar a matéria.

"Não é líquido que seja regionalização ou que não seja. Está tudo em aberto. Também não foi dito para que não seja", disse o líder social-democrata em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo.

Rui Rio, que falava na tomada de posse da concelhia local do PSD, disse que é preciso aguardar pelo trabalho dessa comissão.

"Está em funcionamento uma comissão no seio da Assembleia da República, ao abrigo do acordo que assinámos. Estão representados todos os partidos, à exceção do PCP, e essa comissão irá produzir, até julho, um anteprojeto de lei [e] aí sim surgirá uma proposta de como descentralizar o país", sustentou.

Segundo Rio, a missão dessa comissão "não é necessariamente a regionalização, mas uma descentralização".

"Indicar a melhor maneira de nós descentralizarmos e, em parte, desconcentrarmos um país que, como sabemos, está extremamente centralizado em torno da sua capital. Aquilo que queremos é descentralizar uma parte para as autarquias locais que já está a andar não da melhor maneira, reconheça-se, mas que está andar e que esperamos que, até as próximas autárquicas, o Governo consiga fazer direito. Se calhar já nem vai ser este Governo, será outro de cor diferente", disse.

"Relativamente à descentralização para o setor subnacional está justamente a comissão a estudar a forma como se pode fazer", adiantou.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate