“O intestino é responsável pela sensação de otimismo perante a vida, produz neurotransmissores que previnem a depressão ou a ansiedade”
Os neurónios não existem só no cérebro. Afinal, temos dois sistemas nervosos a funcionar de forma autónoma. Aquele que é designado de “segundo cérebro” vive, de forma secreta, nos intestinos. Quais são os alimentos indicados para garantir a saúde do intestino e, consequentemente, o nosso bem estar? Saiba como cuidar de si com o novo episódio do podcast Viver Sem Idade
Microbioma e microbiota intestinal nos últimos anos entraram no nosso vocabulário, mas o que é certo é que a maioria das pessoas tem apenas uma ideia do que é. Trata-se de um conjunto de bactérias, fungos, vírus, parasitas que habitam no nosso corpo a maioria no intestino, extraem nutrientes e energia da comida, produzem vitaminas, aminoácidos, tarefas importantes para o nosso bem estar diário.
Aquele que é designado de “segundo cérebro” vive, de forma secreta, nos intestinos. Porquê? Vamos esclarecer, com a ajuda dos nossos convidados: Ricardo Rangel, médico de Endocrinologia e nutrição orientado para saúde da mulher, e a naturopata Cátia Antunes, especialista em patologia inflamatória do intestino. E porque o refluxo do ácido gástrico pode causar ou agravar as úlceras de contato das cordas vocais, mais à frente, Clara Capucho, otorrinolaringologista especialista em voz, vai juntar-se a nós.
Tiago Pereira Santos
"Viver sem Idade" é o novo podcast do Expresso, pela jornalista Paula Castanho. Acompanhe os episódios e ouça as dicas de vários especialistas que o vão ensinar a cuidar de si promovendo dicas de saúde para o envelhecimento, numa viagem que se espera longa e positiva, sem estigma ou preconceitos.
Nuno Correia Santos, investigador do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, tem vindo a participar no desenvolvimento de glóbulos vermelhos sintéticos através do projeto SynEri